RT Clarion - шаблон joomla Форекс
Quinta, Maio 25, 2017

Agricultores de Anapu Ocupam Sede do INCRA em Altamira.

 Agricultores do município de Anapu ocuparam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Altamira na última terça feira (10/11). Os mais de 50 trabalhadores rurais da comunidade Rio das Pedras, lote 86 e 97 da gleba Bacajá, Travessão do Flamingo Sul, exigem a regularização fundiária da área, que está definida para reforma agrária. Os agricultores também cobram a retomada do Programa Luz Para Todos, as ligações foram interrompidas, ainda segundo os manifestantes, pelo impasse do INCRA que ainda não resolveu a situação de uma fazenda sub judice. O dono da propriedade entrou com interdito proibitório impedindo que mais de 100 famílias sejam beneficiadas com o programa do governo Federal.


Os agricultores com o apoio da Federação dos Trabalhadores da Agricultura, da Fundação Viver Produzir e Preservar e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Anapu, dialogaram com o chefe local do INCRA. Danilo Hoodson se comprometeu em fazer um documento que garanta a celeridade do processo judicial da área para que os produtores rurais não sejam prejudicados.
O grupo se reuniu ainda com a Procuradora da República, Cintia Ribeiro, que ouviu as denúncias dos agricultores. Eles relataram ameaças de morte e pedem socorro à justiça.

O problema fundiário em Anapu ainda é gritante. Sabendo e tentando mudar o cenário de conflito, os movimentos sociais lutam em prol da igualdade, da justiça e a favor de uma melhor qualidade de vida no campo.

Raiany Brito / ASCOM FVPP