Casa Familiar Rural de Altamira: Exemplo de Sustentabilidade

A coordenação da Casa Familiar Rural de Altamira abriu as portas para mostrar os trabalhos desempenhados pela equipe de monitores que leva para mais de 70 alunos da zona rural, além de conteúdos programáticos das disciplinas como língua portuguesa, matemática e outras, conhecimentos teóricos e práticos baseados na sustentabilidade para a promoção de uma produção agrícola ecologicamente correta. Essa formação também faz parte da grade curricular do curso técnico em agropecuária.
Durante a visita, a horta que é cuidada pelos alunos e pelos monitores foi mostrada. As hortaliças produzidas nela já tem destino certo: São vendidas para o comércio de Altamira que escolhe os legumes e as verduras pela qualidade e por que são 90% livres de agrotóxicos.

 

” Aqui a gente aprende a produzir e ao mesmo tempo a preservar o meio ambiente. A sustentabilidade foi a primeira lição que aprendi aqui.” Disse Denis Prado, Aluno da CFR Altamira.
Os alunos dividem os estudos com a vivência no campo e justamente escolheram a pedagogia da alternância porque querem levar para suas propriedades rurais as técnicas repassadas por gente, como o senhor Luís Preuss, que durante anos trabalha na casa e auxilia os estudantes na horta, desde o plantio das mudas até a colheita das hortaliças.
” É muito bom saber que todos esses meninos e meninas são interessados em aprender. Muitos me procuram aqui para dizer que o que ensinei deu certo e já estão aplicando nas propriedades de suas famílias.” Acrescentou Luís.
O presidente da Casa Familiar Rural disse que é grande o número de alunos da CFR que foram aprovados no vestibular de universidades públicas.
” Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária,
Matemática, Ed. Física, Geografia e Pedagogia. São os cursos que nossos alunos foram aprovados e a expectativa e que mais egressos da CFR consigam ingressar na Universidade.” Concluiu Oziel Gonçalves, Presidente da CFR de Altamira.

Raiany Brito// ASCOM FVPP (Fundação Viver, Produzir e Preservar).
raianybrito.fvpp@gmail.com