CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO LOCAIS NA CASA FAMILIAR RURAL (CFR) DE PACAJÁ

Nos dias 23 e 24 de maio de 2022, aconteceu na Casa Familiar Rural de Pacajá, o “I Módulo do Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento Locais”, onde contou com a participação dos alunos da casa e apoio dos Técnicos de campo do projeto de Pro-Bioeconomia.

Durante os dois dias foram realizadas atividades voltadas à agricultura familiar onde os alunos comentaram sobre sua importância. A Prof. Ana Paula Souza (UFPA-FVPP) também enfatizou a importância do campo na alimentação de todos, e destacou a agricultura familiar como fator determinante na alimentação de toda a população. Além de fazer uma apresentação para os alunos com o tema “Economia da Socioeconômica”.

No primeiro dia os representantes da FVPP João Batista e Antônia Martins realizaram uma apresentação com o tema ” A História do Movimento Social do Oeste do Pará”, onde foram destacados importantes marcos na história dos movimentos.

No segundo dia houve uma apresentação sobre o projeto atual da FVPP com o tema “O que é Bioeconomia e a relação com as nossas vidas” com a Colaboração do Professor Anderson Serra da UFPA, onde foi apresentado para os alunos o conceito do que é a Bioeconomia e seus objetivos. Após a apresentação os alunos fizeram uma dinâmica chamada “Quebra-cabeça da Bioeconomia” com o objetivo de sintetizar os conceitos abordados e afim de verificar a relação da Bioeconomia com a realidade nas propriedades dos alunos.