Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no município de Senador José Porfirio-Pará

De 26 a 30 de junho de 2023, foram realizadas visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no município de Senador José Porfirio-Pa, das famílias do projeto “Solucionando o quebra cabeça da Amazônia sem desmatamento”, nas comunidades do acesso I, acesso V, acesso VI, e Trans-união. O projeto auxiliou diversas famílias com técnicas e formas de manejo, principalmente no cultivo cacaueiro, onde muitos agricultores ao longo deste processo tiraram suas dúvidas.

Foto: Técnico Kelvin de Lima / FVPP/ 2023

Nas respectivas propriedades dialogou-se a respeito da poda do cacau, desbrota, formação, poda fitossanitária e formas de manejar pragas e doenças do cacaueiro. Houve orientações sobre sombreamento provisório e permanente, plantio dos cultivos nas famílias atendidas, houve semeadura de cacau seminal e cacau clonado, além de plantios com diversas variedades, e sistemas de SAF (cacau e essências florestais).

Os agricultores cadastrados relataram nunca haver recebido acompanhamento técnico e principalmente nos cultivos cacaueiros, eles relataram dificuldades nos tratos culturais e no controle de pragas e doenças. O tempo das áreas variam de 1 a 30 anos de idade, em propriedades novas foi possível identificar “morte súbita” ocorrendo através da podridão das raízes (popularmente chamado de mau das raízes), a orientação é que a planta seja retirada do meio da roça, em seguida deve-se aplicar cal virgem no lugar em que ocorreu a eliminação.

Foto: Ricardo Arceno / FVPP/ 2023

Desta forma, a percepção dos agricultores vem mudando na região, e o projeto “Solucionando o quebra-cabeça da Amazônia sem desmatamento” proporciona uma visão mais ampla sobre sustentabilidade e práticas ecologicamente corretas passam também pela mudança nas práticas de poda, uso do solo, sistemas agroflorestais e outras técnicas dentro do arranjo produtivo do cacau, contribuindo para o desenvolvimento de uma produção de qualidade e com respeito ao meio ambiente, atendendo aos requisitos de segurança alimentar no município de Senador José Porfirio.

Esta iniciativa é apoiada pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (NORAD/Puzzle).