Assistência Técnica e Extensão Rural no Município de Altamira-PA

De 10 a 12 de julho de 2023, foram realizadas visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no município de Altamira-PA, das famílias do projeto “Solucionando o quebra cabeça da Amazônia sem desmatamento”, no travessão Gorgulho da Rita e Dispensa II, km 20.

Foto: Téc. Kelvin de Lima / FVPP/2023

O município de Altamira, no travessão Gorgulho da Rita, Dispensa II possui 32 famílias cadastradas e acompanhadas pelo projeto, com o objetivo de auxiliar os agricultores familiares a melhorar o manejo de suas áreas acarretando o aumento de produtividade da lavoura cacaueira e qualidade de vida das famílias por meio da ATER.

Na visita, foi orientado sobre a poda fitossanitária, para que o agricultor possa eliminar os galhos doentes e frutos infectados de vassoura de bruxa e podridão parda, também foi orientado sobre a poda de condução e arejamento nas roças do cacau mais jovem até quatros anos. Sendo realizado uma demonstração prática em todas as propriedades visitadas.

Esta iniciativa é apoiada pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (NORAD/Puzzle).