Caravana do Projeto 50+50 Transamazônica (BR-230) e BR-163

Nos dia 25 de novembro de 2023 a Caravana “50+50 Transamazônica e BR-163, o futuro se faz agora!”, partiu rumo a capital federal do Brasil com cerca de 500 lideranças representando as bacias do Xingu, Baixo Amazonas, Tapajós e Araguaia-Tocantins, com objetivo de entregar as pautas que foram construídas em oficinas, de acordo com as demandas de cada região. A Caravana faz parte do projeto Jornada Sociocultural 50+50 Transamazônica e BR-163 que trata de uma mobilização social, envolvendo lideranças da agricultura familiar, povos indígenas, populações tradicionais, sociedade acadêmica e movimentos sociais e sindicais urbanas e rurais.

A programação iniciou com a Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães – Câmara dos Deputados -Brasília, DF, presidida pelo Deputado Federal Airton Faleiro, que deu as Boas-Vindas à caravana e comentou a importância de momentos como este para a conquista de políticas publicas de desenvolvimento para a região das três bacias. Antes do encerramento da sessão, foi realizada uma homenagem a Avelino Ganzer, grande liderança da região da Transamazônica, que estava a frente da Organização do Projeto 50+50 e que foi afastado por complicações de saúde.

Seguindo a programação, já no período da tarde, com participação da Ministra da cultura Margareth Menezes foi realizado a Marcha na Esplanada dos Ministérios, onde todos os integrantes da caravana seguiram em marcha em direção ao Congresso Nacional. Saindo do Museu Nacional, circundando a Alameda José Sarney a marcha seguiu até o gramado em frente do Congresso Nacional. No final da tarde, encerrando as programações do dia, teve o Ato Cultural do projeto 50+50 no teatro La Salle, onde as comunidades reunidas cantaram músicas símbolo de lutas e encerrando o ato, foi exibido o filme “Guardiões”.

No segundo dia de programação, foi realizado o ato Interministerial no auditório do Corpo de Bombeiros Militares, com a participação de alguns Ministros e representantes de alguns ministérios, onde foi entregue a devolutiva da pauta de demandas construídas pelo Projeto 50+50 entregue ao Governo Federal. A tarde, os grupos foram divididos para participar do aprofundamento e negociações das pautas, de acordo com seus respectivos ministérios. No final da tarde o dia foi encerrado com o espetáculo teatral “Vozes da Floresta” no auditório Nereu Ramos- anexo 4 da Câmara dos Deputados.

O último dia de programação em Brasília, foi marcado pela retomada das negociações setoriais nos Ministérios, onde os representantes de cada bacia puderam esclarecer suas dúvidas e buscar soluções para as suas demandas. No final da tarde, foi realizado o ato de encerramento e balanço das negociações da caravana no Eixo Cultural Libero americano. Reunindo uma representação de cada reunião, foi realizado um balanço das negociações realizadas em seus respectivos setores.

Após três dias de reuniões e negociações em vários ministérios, a caravana do Projeto 50+50 Transamazônica e Br-163 retornou com grandes conquistas como: novos critérios para regularizar os assentamentos, desembargo e regularização dos territórios e assentamentos embargados, novos critérios para a aquisição de casas do programa minha casa, minha vida rural e urbano, retirada de algumas exigências para aquisição de crédito no nome da mulher facilitando a liberação de recurso para mulheres sem precisar de um cônjuge, melhoria e ampliação nos hospitais regionais públicos da região, entre outras conquistas.

            A caravana do Projeto 50+50 Transamazônica e Br -163 retorna para as suas comunidades com o sentimento de vitória, onde apesar de terem sidos realizadas várias oficinas para a construção das pautas, o reconhecimento de que há necessidade de promover políticas públicas para a região, e o compromisso firmado com as autoridades e ministros, nos dá esperança de que dias melhores virão e nos motiva a continuar na luta.