CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO LOCAIS NA CASA FAMILIAR RURAL (CFR) DE ANAPU

Nos dias 23 e 24 de junho de 2022, aconteceu na Casa Familiar Rural de Anapu, o “I Módulo do Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento Locais”, onde contou com a participação dos alunos da casa e apoio dos Técnicos de campo do projeto de Pro-Bioeconomia.

Durante os dois dias foram realizadas atividades voltadas à agricultura familiar onde os alunos comentaram sobre sua importância. A Professora Ana Paula Souza (UFPA-FVPP) também enfatizou a importância do campo na alimentação de todos, e destacou a agricultura familiar como fator determinante na alimentação de toda a população. Além de fazer uma apresentação para os alunos com o tema “Economia da Socioeconômica”.

No primeiro dia, Antônia Martins representando a FVPP, realizou uma apresentação com o tema ”A História do Movimentos Sociais na Transamazônica e Xingu” onde foram destacados importantes marcos na história dos movimentos e findou com uma apresentação sobre a Fundação Viver, Produzir e Preservar.

No segundo dia o Professor Anderson Serra fez uma apresentação sobre o tema “Economia da Sociobiodiversidade” onde apresentou o conceito de Bioeconomia, fez a relação com a realidade atual no campo, seu objetivo e os produtos que fazem parte da Bioeconomia e todo o seu potencial empreendedor e seus desafios e perspectivas para o futuro.

Em seguida, para fixar o conteudo abordado, os alunos foram divididos em duplas para confeccionarem um desnho que retratasse a Bioeconomia na propriedade de cada um e no final os desenhos foram expostos em um varal, onde os colegas puderam observar a diversidade de cada propriedade.