Realização de curso FIC (Formação Inicial e Continuada) “Cacau com Elas: do Plantio ao Empreendimento”, com foco na valorização do protagonismo feminino na cadeia produtiva do cacau.

13 de novembro de 2025

Entre os dias 08 e 12 de setembro de 2025, no Travessão da Firma, no PA Lajes, em Senador José Porfírio – PA, foi realizado o curso FIC (Formação Inicial e Continuada), “Cacau com Elas: do Plantio ao Empreendimento”, uma iniciativa com enfoque em gênero na cadeia do cacau. O curso surgiu da necessidade de fortalecer a participação das mulheres rurais na cadeia do cacau, oferecendo conhecimentos que vão desde a produção agrícola até a transformação do cacau em chocolate e a gestão do próprio negócio.

A capacitação, realizada em parceria com SEBRAE, EMATER e o chocolatier Adailton Silva, foi dividida em três módulos principais, oferecendo uma capacitação completa para uma atuação autônoma e qualificada em toda a cadeia produtiva do cacau.

Foto: FVPP (2025)

  • Módulo 1: Gestão e Mercado para Empreendedoras do Chocolate:

Com o apoio do SEBRAE, o objetivo deste módulo foi desenvolver competências essenciais em gestão de pequenos negócios, incluindo planejamento, controle financeiro, estratégias de marketing e a inserção das participantes em mercados locais e regionais;

  • Módulo 2: Cadeia Produtiva do Cacau:

Sob a orientação da EMATER, o objetivo foi fazer com que as mulheres compreendessem a cadeia produtiva do cacau, desde o cultivo até a pós-colheita, abrangendo as melhores práticas para garantir a qualidade da matéria-prima;

  • Módulo 3: Produção Artesanal de Chocolate (Tree-to-Bar):

Por fim, este módulo, ministrado pelo chocolatier, visou o domínio das técnicas de produção artesanal de chocolate na modalidade tree-to-bar, desde a seleção das amêndoas até o produto final, valorizando as particularidades do cacau local.

Foto: FVPP (2025)

Apesar dos desafios relacionados à logística, à baixa adesão de possíveis participantes de outros Projetos de Assentamento e aos fatores sociais já mencionados, o curso FIC gerou um impacto significativo, capacitando as participantes em frentes essenciais para o sucesso na cadeia do cacau e chocolate. A colaboração com o SEBRAE, EMATER e o chocolatier Adailton Silva proporcionou um conteúdo técnico e abrangente que permitiu às agricultoras otimizarem o cultivo com orientações sobre adubação e análise de solo, fortalecer seus empreendimentos com ferramentas gerenciais e de mercado e agregar valor aos produtos ao dominar a produção artesanal de chocolate na modalidade (tree-to-bar).

Veja também

Nota de Repúdio

Nota de Repúdio

A Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), diante dos fatos ocorridos no último fim de semana em municípios da BR-163,...