No dia 12 de agosto de 2024, foi realizada uma reunião com o objetivo principal de apresentar as diretrizes do projeto e formalizar parcerias institucionais com os municípios participantes. A reunião também visou o alinhamento estratégico entre os atores locais, incluindo sindicatos, lideranças comunitárias e órgãos governamentais, para a efetiva implementação das atividades previstas.
O projeto “Agricultura Sustentável para Ecossistemas Florestais em Assentamentos Rurais na Região da Transamazônica e Xingu” visa o fortalecimento da agricultura familiar por meio da transição produtiva sustentável, promovendo boas práticas agropecuárias nas cadeias produtivas de cacau e pecuária. A execução do projeto está a cargo da Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), com o apoio da Cooperação Alemã (GIZ).
Foto: FVPP 2024
Durante o encontro, a equipe técnica da FVPP apresentou as atividades planejadas para o projeto, as áreas de atuação e as estratégias operacionais que serão adotadas pela equipe de campo. Entre os principais pontos discutidos, destacam-se:
- Apresentação do escopo do projeto, com detalhamento das ações voltadas à cadeia produtiva do cacau e da pecuária;
- Metodologias de intervenção, com foco na transição produtiva inclusiva e no uso de boas práticas agroecológicas;
- Áreas de atuação e os assentamentos beneficiados pelos municípios participantes;
- Estratégias para a participação dos sindicatos locais, visando apoiar e facilitar o cadastramento dos agricultores familiares nas áreas de abrangência do projeto.
Durante a reunião, foi formalizada a parceria com o INCRA, que se comprometeu a atuar em ações relacionadas à regularização fundiária e ao acesso às políticas públicas pertinentes à agricultura familiar. Essa parceria será essencial para o sucesso das intervenções nos assentamentos rurais e para a ampliação do acesso a direitos e benefícios dos agricultores.
Ao final da reunião, foram entregues materiais de apoio aos sindicatos dos municípios participantes, com o intuito de subsidiar as ações de campo e fortalecer a disseminação das boas práticas propostas pelo projeto. Os sindicatos de Altamira, Pacajá, Senador José Porfírio e a FETAGRI receberam o material, que será utilizado como referência em suas atividades de suporte aos agricultores familiares.