III OFICINA DE FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES DE ATER NAS CASAS FAMILIARES RURAIS – ANAPU, PA

30 de novembro de 2022

Nos dias 26 e 27 de setembro de 2022, aconteceu na Casa Famíliar Rural de Anapu, o terceiro módulo da Oficina de Formação de Agentes Multiplicadores de ATER, que contou com a participação dos alunos da CFR e apoio dos monitores e Técnicos de campo do projeto Pro-bioeconomia da FVPP.

A programação iniciou com exposição dos objetivos e programação do evento, em sequência foi desenvolvida uma atividade para a apresentação dos jovens: cada um se apresentou dizendo: nome, idade, onde morava e das atividades que fazia na propriedade o que tinha mais habilidade e o que gostaria conhecer/aprender mais no campo da agricultura familiar.

E continuou com uma exposição sobre o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS) de Anapu, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Os jovens se dividiram em grupos para analisar os 09 eixos estratégicos do PMDRS: Ordenamento fundiário, meio ambiente e saneamento básico, saúde, educação, infraestrutura, produção rural, turismo, esporte, cultura e lazer, organização social.

No dia seguinte foi realizado uma palestra sobre regularização fundiária e ambiental, o engenheiro florestal da prefeitura, Enderson Azevedo, falou dos instrumentos e processos para garantir a regulação ambiental e fundiária das propriedades no município de Anapu, tratou de cada instrumento a exemplo de CAR, LAR e PRA.

Em seguida o professor Anderson Serra da UFPA fez uma palestra sobre a produção de alimentos na Transamazônica, a partir das pesquisas realizadas pelo projeto Pró-bioeconomia da FVPP, dados do IBGE, mercados institucionais, PNAE, PAA, destacando o que se produz, quem acessa esses mercados, tratou da presença da agricultura familiar nas feiras e outros espaços.

No encerramento da oficina e entrega do certificado de participação para os jovens, foi formada uma mesa pela:  direção da CFR e monitores, jovens participantes do curso, da FVPP (João Batista Uchoa Pereira e Maria Aparecida Brandão Monte), o secretário de da SEMAPA Romero, associação de pais da CFR, além da equipe técnica do projeto. 65 jovens foram certificados com uma carga horária de 120 horas de conhecimentos técnicos relacionados a bioeconomia.  

Veja também