Entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024, foram realizadas visitas técnicas no PA Assurini, em Altamira (PA), visando o mapeamento e diagnóstico das famílias beneficiárias do projeto “Agricultura Sustentável para Ecossistemas Florestais em Assentamentos Rurais na região Transamazônica e Xingu“. O projeto, apoiado pela Cooperação Alemã (GIZ) e implementado pela Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), tem como objetivo promover o fortalecimento da agricultura familiar por meio da transição produtiva sustentável, com foco na adoção de boas práticas nas cadeias produtivas do cacau e da pecuária.
Foto: FVPP (2024)
Como estratégia para aproximação dos agricultores locais, a equipe técnica da FVPP participou de uma reunião, organizada pela Associação dos Produtores Rurais do Travessão Babaquara, com agricultores familiares e lideranças regionais. Nesse evento, foi possível apresentar os objetivos do projeto, esclarecer dúvidas e realizar o cadastro de interessados.
Durante o trabalho de campo, foi aplicado um questionário de diagnóstico que abordou aspectos socioeconômicos, ambientais, de infraestrutura, educação e técnicas de cultivo utilizadas nas propriedades. Isso permitiu a coleta de informações essenciais para o cadastramento dos agricultores no projeto.
O projeto visa promover o acesso a políticas públicas de incentivo à agricultura familiar, apoio a políticas ambientais, e serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com o intuito de implementar um manejo sustentável para a cultura cacaueira na região. Espera-se, como consequência, a valorização do agricultor familiar, melhoria da produtividade, e promoção do bem-estar socioeconômico e ambiental das famílias envolvidas.
Todos os agricultores cadastrados manifestaram interesse em participar do projeto SAFE, comprometendo-se com a adoção de práticas agroecológicas e sustentáveis na produção de cacau. Essa participação é fundamental para o aumento da produção agrícola e para a redução do desmatamento na região do PA Assurini.