No dia 10 de julho de 2025, foi realizado o evento de campo “Técnicas de Adubação na Lavoura Cacaueira”, com o objetivo de disseminar as metodologias recomendadas para o manejo sustentável da cultura do cacau entre os participantes do projeto SAFE. O evento integrou o programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) implementado na comunidade do PA Assurini – comunidade do Babaquara, componente integrante do projeto “Agricultura Sustentável para Ecossistemas Florestais em Assentamentos Rurais na Região Transamazônica e Xingu”.
Este projeto visa fortalecer a agricultura familiar por meio da promoção de uma transição produtiva inclusiva e sustentável, bem como pela implementação de práticas técnicas direcionadas às cadeias produtivas do cacau e da pecuária na Transamazônica e no Xingu. A iniciativa conta com o apoio da GIZ (Cooperação Alemã no Brasil) e é operacionalizada pela Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP).
Foto: FVPP (2025)
Durante o evento, técnicos da EMATER, vinculados ao corpo técnico de Altamira – Pará, apresentaram diretrizes sobre as boas práticas na lavoura cacaueira, ressaltando a importância da utilização de técnicas de adubação na lavoura cacaueira, enfatizando a relevância da análise do solo e a correta aplicação de corretivos e adubos na lavoura, como medidas essenciais para a obtenção de uma produtividade elevada de amêndoas de cacau, integrando essas orientações à assistência técnica e extensão rural.
Como resultado direto do evento, observou-se a efetivação e o aperfeiçoamento de novas técnicas de manejo sustentáveis e ecologicamente fundamentadas na cadeia produtiva do cacau, o que favoreceu o aumento da produtividade das propriedades e a mitigação dos índices de desmatamento.
Foto: FVPP (2025)



