Produção Sustentável de Cacau em Sistemas Agroflorestais – Um projeto de intercâmbio e experiências na América Latina

De 17 a 21 de outubro de 2022 ocorreu o evento Producción Sostenible de Cacao em Sistemas Agroforestales – Un Proyecto de intercambio de Experiencias en América Latina. Evento que percorreu as cidades de Brasília, Belém e o município de Altamira.

A programação iniciou no dia 17 de Outubro de 2022 em Brasília,  com uma reunião oficial na GIZ-Brasília, onde estava presente Benno  Pokorny (Coordenador do Projeto Bioeconomia e Cadeia de Valor), e representantes do Brasil, México e Equador. O evento também contou com a presença da representante da cooperativa Chakra Izamar Valarezo, que relatou sobre “Sistema Participativo de Garantias Chakra Kichwa Amazônica”, descrevendo como é realizado os trabalhos entres as lideranças das mulheres na cultura cacaueira nas propriedades e sua importância.

Na programação do evento ocorreu uma visita a propriedade do agricultor Flavio que está em uma área recentemente ocupada pelo Movimento Sem Terra denominada de comunidade Canaã, ele possui um sistema Agroflorestal (SAF) com culturas como arruda, pimenta carqueja, alface em diferentes espaçamentos entrelinhas.

No dia 18 de outubro de 2022, ocorreu uma visita no Sítio Sementes do proprietário Juan Pereira, que cultiva em sistema agroflorestal, sua propriedade e possui uma alta diversidade de plantas frutíferas, olerícolas e essências florestais.

Logo após, ocorreu uma reunião no Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA), com a apresentação do diretor da Ceplac (Waldeck Araujo Junior), para ser discutido sobre as principais doenças do cacau (vassoura de bruxa, podridão parda e medidas preditivas contra a monilíase) e o manejo dessas doenças no Equador, México e Brasil.

No mesmo dia, parte da tarde no município de Altamira-PA, ocorreu uma reunião com a equipe da FVPP que através do seu Coordenador Geral (João Batista Uchoa), explicou como a instituição atua na região por meio de projetos, tendo em sua base os sindicatos dos trabalhadores rurais da Transamazônica, se tornando assim um movimento social organizado, que cobra subsidia o governo a promover políticas públicas para a população.

No dia 20 de outubro de 2022 ocorreu uma visita ao município de Medicilândia na propriedade do Sr. Bel, onde foi observado o modelo de SAF que ele aplica na propriedade com o plantio de cacau, açaí, e mogno, também relatou sobre produtividade do cacau em 3 kg/pé. Logo após, ocorreu uma visita a fábrica de chocolate Cacauway, observando sua produtividade e qualidades de produção de chocolate e ao Sítio Ascurra do Sr. Robson Brogni, que possui o prêmio de 1º lugar a melhor amêndoas de cacau do brasil com modalidade Blend, tendo uma ótima qualidade de amêndoas de cacau na região.