O QUE SOMOS?
Uma organização sem fins lucrativos, de abrangência regional, situada no Território da Transamazônica e Xingu, com sede no município de Altamira, Oeste do Pará; foi fundada em 1991 pela iniciativa das organizações camponesas, movimentos pastorais, sindicatos de educadores e coletivos populares urbanos da Rodovia Transamazônica e do Rio Xingu. Mas sua atuação enquanto movimento social organizado ocorre desde a primeira metade da década de 80, após a paralisia do projeto de colonização da região pelo governo federal. Tem como missão:
Contribuir para as políticas de desenvolvimento sustentável na Amazônia, fortalecendo iniciativas econômicas que promovam o bom uso dos recursos naturais, uma gestão participativa do território, uma economia em bases diversificadas e plenos benefícios sociais às populações rurais e urbanas da região.
QUEM SOMOS?
Com sede no município de Altamira, a Fundação Viver Produzir e Preservar desenvolve projetos através de uma rede de atuação em 19 municípios do Oeste do Pará, coordena atualmente um projeto de desenvolvimento com atividades planejadas de 2003 a 2013, no qual aperfeiçoa as estratégias produtivas, visando encadeamentos na economia florestal, agrícola, pecuária e pesqueira e consolida ações de educação e infra-estrutura, a partir das proposições da sociedade.
A FVPP tem 113 organizações filiadas nos municípios da Transamazônica, BR 163 e Xingu, a maior parte destas organizações é formada por agricultores familiares, oriundos de todas as regiões do país que se dirigiram para a Amazônia para ganhar terras no projeto de colonização patrocinado pelo governo federal na década de 1970. Estes produtores rurais cultivam culturas perenes (cacau (Theobroma cacao L.), pimenta do reino (Piper nigrum L.), café (Coffea canephora), frutíferas) anuais (arroz (Oriza sativa L.), feijão (Phaseolus sp. L.), milho (Zea mays L.) e criam gado.
As propriedades em média possuem 100 hectares. Praticamente não recebem subsídios agrícolas do governo e a maior parte desta produção é consumida localmente ou comercializada in natura, uma vez que na região não existem cadeias produtivas estruturadas.
A FVPP exerce parcerias estratégicas com organismos governamentais e não – governamentais estaduais e federais na implementação de políticas de educação, juventude, assistência técnica, crédito agrícola, economia florestal e pesqueira.
O QUE FAZEMOS?
Acumula uma vasta experiência em organização e mobilização social, principalmente no meio rural, desenvolvendo projetos dentro de quatro eixos/programas estratégicos voltados para o desenvolvimento sustentável da região:
1- Consolidação da Produção Familiar Rural e Melhoria de Renda (programa voltado preferencialmente para ações e projetos relacionados à agricultura, educação do campo e fóruns de desenvolvimento regional);
2- Direitos Humanos e Controle Social (Programa relacionado às ações de cidadania, controle social e justiça socioambiental);
3- Gestão Sustentável dos Recursos Naturais e Consolidação das Unidades de Conservação/UC (programa relacionado ao aporte técnico sobre a gestão dos recursos naturais e Arranjos Produtivos Locais/APL);
4- Comunicação Regional (programa que agrega as estratégias de articulação regional entre as entidades do movimento social). São 30 anos de lutas e conquistas no sudoeste do Pará.