Fundação Viver, Produzir e Preservar
História
Fundação Viver, Produzir e Preservar
Uma Organização sem fins lucrativos
De abrangência regional, situada no Território da Transamazônica e Xingu, com sede no município de Altamira, Oeste do Pará; foi fundada em 1991 pela iniciativa das organizações camponesas, movimentos pastorais, sindicatos de educadores e coletivos populares urbanos da Rodovia Transamazônica e do Rio Xingu.
Mas sua atuação enquanto movimento social organizado ocorre desde a primeira metade da década de 80, após a paralisia do projeto de colonização da região pelo governo federal.
Com sede no município de Altamira, a Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP) desenvolve projetos através de uma rede de atuação em 19 municípios, além de 80 organizações filiadas nos municípios da Transamazônica, BR 163 e Xingu, a maior parte destas, formada por agricultores familiares, oriundos de todas as regiões do país que se dirigiram para a Amazônia para ganhar terras no projeto de colonização patrocinado pelo governo federal na década de 1970.
A FVPP exerce parcerias estratégicas com organismos governamentais e não – governamentais estaduais e federais na implementação de políticas de educação, juventude, assistência técnica, crédito agrícola, economia florestal e pesqueira.
Missão
Contribuir para as políticas de desenvolvimento sustentável na Amazônia, fortalecendo iniciativas econômicas que promovam o bom uso dos recursos naturais, uma gestão participativa do território com uma economia em bases diversificadas e plenos benefícios sociais às populações rurais e urbanas da região.
VISÃO
Acreditamos que a sustentabilidade está relacionada com a capacidade de promover o desenvolvimento, considerando os aspectos sociais, econômicos, ambientais, culturais e a garantia de condições favoráveis a democracia.
valores
Ética, responsabilidade socioambiental, inovação, profissionalismo, transparência e sustentabilidade.
Fundação Viver, Produzir e Preservar
O que fazemos
Acumulamos uma vasta experiência em organização e mobilização social, principalmente no meio rural, desenvolvendo projetos dentro de quatro eixos/programas estratégicos voltados para o desenvolvimento sustentável da região:
Consolidação da Produção Familiar Rural e Melhoria de Renda
Programa voltado preferencialmente para ações e projetos relacionados à agricultura, educação do campo e fóruns de desenvolvimento regional;
Direitos Humanos e Controle Social
Programa relacionado às ações de cidadania, controle social e justiça socioambiental;
Gestão Sustentável dos Recursos Naturais e Consolidação das Unidades de Conservação/UC
Programa relacionado ao aporte técnico sobre a gestão dos recursos naturais e Arranjos Produtivos Locais/APL;
Comunicação Regional
Programa que agrega as estratégias de articulação regional entre as entidades do movimento social. São mais de 30 anos de lutas e conquistas no sudoeste do Pará.