A Fundação Viver Produzir e Preservar-FVPP, através do projeto: Pro-Bioeconomia da Transamazônica e Xingu, realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará, com apoio da GIZ (cooperação alemã), tem realizado ações mobilizadoras para criação de redes municipais de ATER-Assistência Técnica e Extensão Rural nos municípios da região. Uma dessas ações foi a Reunião de Interação e Socialização de Ações Agropecuárias e Socioambientais no Município de Anapu, organizada em parceria com a Prefeitura municipal de Anapu e que contou com a presença de aproximadamente 15 instituições do poder público (ex. UFPA, IDEFLOR-BIO, EMATER, CEPLAC, SEMAT, Conselho de Desenvolvimento Rural) e do Setor Privado (FVPP, IPAM, Fundação Solidariedad, STTR, ARCAFAR, Casa Familiar Rural, cooperativas e associações agrícolas). O objetivo da reunião foi mapear as atividades de ATER desenvolvida por cada organização, de forma a otimizar e ampliar o acesso à assistência técnica por parte da agricultura familiar, visando aumento da produção e do abastecimento do mercado local. Teve como objetivo ainda dar início a rede municipal de ATER em Anapu. Vale ressaltar que ainda em março de 2022 o projeto pretende realizar essa atividade também em outros municípios da região com vistas criação da Incubadora Regional de ATER e Projetos voltados ao fortalecimento da produção agrícola sustentável na região.
A FVPP participou do III Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro. SSAF-Cacau- Altamira, Transamazônica – Estado do Pará.
A FVPP participou do III Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro. SSAF-Cacau- Altamira, Transamazônica – Estado do Pará.
O terceiro Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro (SSAF-CACAU) é uma iniciativa da Comissão Executiva do...