A aldeia Tukaya, na terra indígena Xipaya, recebeu a 5ª Semana do Extrativismo – Semex. O evento ocorreu entre 14 a 19 de maio e recebeu empresas que compram produtos extrativistas produzidos na região, como castanha, óleos e outros derivados do Babaçu.
O objetivo era discutir processos da coleta, definição de preços com empresas e a inclusão desses produtos nos mercados institucionais. No evento estiveram instituições parceiras, como a Fundação Viver Produzir e Preservar, que foi representada pelo colaborador Reinaldo Lemos, que compõe a equipe técnica da fundação. Na oportunidade, participou de discussões e debates para a criação de estratégias e projetos de desenvolvimento para a população ribeirinha e indígena da Terra do Meio, reafirmando o compromisso da FVPP com a lutas pelo meio ambiente e populações tradicionais e povos indígenas.
O evento é uma ação do Programa Xingu, coordenado pelas associações de ribeirinhos e indígenas e com apoio técnico do Instituto Sócio Ambiental – ISA, que tem sido um grande apoiador da causas socioambientais em parceria com instituições e a comunidade local.
Ascom FVPP