O Festival Internacional do Chocolate e Cacau aconteceu nos dias 13 a 16 de junho de 2024 em Altamira Pará, o maior evento de chocolate da América Latina, organizado em conjunto do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) e da prefeitura municipal de Altamira, que contou com a presença de mais de 150 expositores de Altamira e de outros municípios, sendo expositores, empresários, representantes de instituições pública e privada e sobre tudo os apaixonados por chocolate e outros derivados do cacau de origem.
Foto: FVPP (2024)
Este ano o festival teve sua terceira edição em Altamira, sendo o maior município do Brasil, além de gigante em território, também é o que realiza os maiores eventos do setor em todo o estado do Pará. A coordenação do evento estima que o público deste ano foi superior ao da edição passada, com 132.421 visitas nos quatro dias, visto que no ano passado foram cerca de 120.000 visitas.
Durante a festa que celebra o potencial da cacauicultura na região, Altamira atraiu para o Centro de Eventos Vilmar Soares empreendedores locais e de municípios da Transamazônica e Xingu, como Brasil Novo, Medicilândia, Anapu, Uruará, Pacajá, Placas e Vitória do Xingu. Entre os 150 expositores, o Festival realizado pela Prefeitura de Altamira, também abriu espaço para produtores de outras regiões, como Barcarena e Igarapé-Miri, inclusive foi de Igarapé-Miri um dos títulos de melhor chocolate do Pará, concurso promovido dentro do evento. Brasil Novo e Vitória do Xingu também foram premiados.
Nos 4 dias de evento, a Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP) esteve presente, mostrando a contribuição para Amazônia, no fortalecimento econômico que promovem o bom uso dos recursos naturais empregada com uma diversificação e benefícios sociais às populações rurais e urbanas da região.
O vento gerou impactos significativos no território da Transamazônica e Xingu, impulsionando a economia local, promovendo a cultura regional e incentivando práticas sustentáveis na produção de cacau. Este evento atrai turistas e investidores, resultando em aumento do fluxo de visitantes e na movimentação do comércio e da rede de serviços locais. Além disso, o festival fortalece a identidade cultural e valoriza os produtores de cacau, promovendo capacitação técnica e troca de conhecimentos, o que contribui para a melhoria da qualidade do produto e a adoção de práticas agrícolas sustentáveis. Em suma, o Chocolat Xingu 2024 atua como um catalisador para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.