A Oficina sobre Plano de Negócios foi organizada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) através do Projeto Rural Sustentável Amazônia, em conjunto com as organizações consultoras Caminhos da Mata e Slow Food Brasil. O IABS se propõe a desenvolver, em colaboração com uma rede de parceiros e com a comunidade beneficiada, ações efetivas de fortalecimento institucional, diálogo social, alternativas econômicas e socioambientais, promoção da igualdade de gênero, defesa e respeito ao patrimônio natural e cultural, melhoria da qualidade de vida e garantia de acesso a esses benefícios para as gerações presentes e futuras.
Foto: FVPP (2024)
A realização de um Plano de Negócios serve como um guia estratégico que define objetivos claros, metas específicas e o caminho a ser seguido para alcançá-las. Um plano de negócios bem elaborado proporciona diversos benefícios:
- Orientação Estratégica: ajuda a associação a definir sua missão, visão e valores, além de identificar oportunidades de crescimento e áreas de melhoria;
- Tomada de Decisões Informada: fornece uma base sólida de informações e análises, facilitando decisões mais assertivas e embasadas;
- Captação de Recursos: atrai investidores e financiadores, demonstrando a viabilidade e potencial de sucesso da associação, o que é decisivo para obter apoio financeiro;
- Gestão Eficiente: estabelece diretrizes para a gestão de recursos, planejamento financeiro, marketing e operações, promovendo uma administração mais eficiente;
- Monitoramento e Avaliação: permiti acompanhar o progresso da associação, avaliar o desempenho e ajustar estratégias conforme necessário para garantir o cumprimento das metas
Desse modo, o plano de negócios é uma ferramenta essencial para que a associação possa crescer de forma organizada e sustentável, garantindo seu sucesso a longo prazo.
O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Altamira, situado na Travessa Agrário Cavalcante, nº 565 – Centro, tendo início as 08:00 do dia 17 de junho de 2024, a primeira atividade desenvolvida contou com a presença de todos os integrantes da FVPP e apoiadores: diretores: João Batista Uchôa Pereira (Coordenador Geral), Maria Aparecida Brandão Monte (Coordenadora Financeira) e Marcia Nascimento Castro (Secretária Executiva), Equipe Técnica: Maysa Lorrane Medeiros de Araújo (Engenheira Agrônoma – Coordenadora de Campo), Kelvin de Lima Figueira (Técnico Agropecuária – Técnico de Campo), e Bárbara Samanta Vieira da Silva (Auxiliar Administrativo/Financeiro) bolsista Demielson Pereira da Silva e Rosineide Monteiro dos Santos (Engenheira Florestal – Consultora Ambiental), Luís Paulo Alves Portugal (Departamento de Economia Ambiental, Produção Sustentável e Prestação de Serviço); Agricultores sindicalistas participantes de projetos realizados pela fundação: Everaldo Amorim (Presidente STTR Altamira) e Srª Xipaia, Jonas e Carlos do Assurini (Associados STTR de Altamira), Raimundo Xavier (Presidente do STTR de Medicilândia) e Sr. Federicci (associado STTR de Medicilândia), Carlos Leones Marques de Araújo (Presidente do STTR de Brasil Novo), Gilson Oliveira (Secretário Municipal de Agricultura).
Através de uma dinâmica de Linha do Tempo foi possível fazer uma revisão das ações e projetos realizados pela fundação desde sua criação até a atualidade. Estabelecendo uma dinâmica de metas de curto, médio e longo prazo.