II CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO LOCAIS NA CASA FAMILIAR RURAL (CFR) DE PACAJÁ

O II Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento Locais aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto de 2022, no município de Pacajá, e foi destinada aos alunos da Casa Familiar Rural (CFR).

 Para o desenvolvimento da oficina, os alunos foram divididos em duplas, que eram opostas as que foram formadas na I oficina, as duplas compartilharam com os demais, informações sobre sua localidade de origem e o que fizeram no tempo longe da CFR. Após o compartilhamento de infomações, foi desenvolvida uma reflexão com os alunos, a respeito do questionário realizado na oficina anterior, que consistia em um levantamento sobre a produção em suas propriedades.

Posteriormente, a oficina deu continuidade com os integrantes do Laboratório de Estudos das Dinâmicas Territoriais da Amazônia (LEDTAM/UFPA), que desenvolveram uma palestra sobre Metodologia para Utilzação da Atividade de Cartografia Social na sua Comunidade. Logo após, os alunos foram divididos em grupos pelo critério de proximidade de domicílio, com objetivo de elaboração de mapas que ilustrassem os meios de produção que se destacava em cada comunidade. Após a elaboração da cartografia, os grupos apresentaram seus mapas de cada e explicaram como ocorria o processo de produção e a importancia de cada cultura ilustrada para a sua comunidade.

Em seguida, foi iniciada uma roda de conversa com produtores do município de Pacajá, que fornecem seus produtos para a merenda escolar do município.

Logo após, foi iniciada uma palestra com o tema “Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER- Os marcos da trajetória de uma política pública no Brasil e na Amazônia” desenvolvida pela Coordenadora técnica de campo da Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP) Maysa Medeiros, que elaborou uma linha do tempo sobre a ocupação dos territórios nacionais e como a ATER esteve presente durante todos os acontecimentos.

O período da tarde, foi constituído por uma roda de conversa com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município de Pacajá, representada pela Eng. Agrônoma da instituição Sra. Sheila Dória Moreira, em conjunto com a EMATER representada pelo Sr. Saulo Honório Tavares, que possuía o objetivo de tornar público as atividades que os órgãos exercem, os locais que estão atuando no município, a serviço de quem trabalham e como desenvolvem o seu trabalho.