A marcha das margaridas: Uma caminhada de força e coragem!

4 de agosto de 2015

Desde 2000 a marcha das margaridas reúne em Brasília/DF, milhares de mulheres dos quatro cantos do Brasil. São agricultoras, ribeirinhas, quilombolas, indígenas e pescadoras que se encontram na Esplanada dos Ministérios e apresentam a pauta de reivindicação cobrando igualdade e políticas públicas para a classe feminina, em muitos casos oprimida por uma sociedade machista.
A Marcha das Margaridas recebeu este nome em homenagem a Margarida Maria Alves, líder sindical que foi assassinada, em 1983, por defender os direitos das mulheres rurais.
O movimento existe há 15 anos e já articulou 4 grandes marchas: 2000, 2003, 2007 e 2011.

 

A 5ª acontecerá em Agosto deste ano e as caravanas de mulheres já se mobilizam em todo país. Aqui não é diferente! As companheiras da Transamazônica e Xingu: 32 de Altamira, 7 de Senador José Porfírio, 5 de Placas, 5 de Medicilândia e 8 de Porto de Moz marcarão presença no evento e levarão na bagagem as demandas da região. É preciso cobrar atenção e garantir que os direitos da mulher sejam priorizados!
A Marcha das Margaridas é uma caminhada feita por mulheres que tem força e bravura.
Por guerreiras que driblam a falta de incentivo, a violência dentro e fora de casa, a omissão dos governos… E vão à luta em prol do coletivo!
Viva as margaridas!
Viva as Mulheres com M maiúsculo… Que muitas vezes tem mais coragem que muitos homens!
‘’ Lugar de mulher é onde ela quiser…’’

Raiany Brito // ASCOM FVPP

Veja também