ATIVIDADES SOCIAIS FVPP MARÇO A JULHO DE 2020

A Fundação Viver Produzir e Preservar é uma das várias organizações da sociedade civil que desde que começou a pandemia na região tem se colocado para dá sua contribuição à sociedade regional.

O vírus chegou devastando nossas vidas com a partida de muitos rostos conhecidos e companheiros da caminhada. No começo de março já adotando todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde e das autoridades estaduais fizemos uma reunião onde na oportunidade apresentamos as autoridades, federais estaduais e municipais um plano de contingência para conter o Covid 19 infelizmente poucas autoridades deram respostas aos documentos. Mesmo assim não desistimos e continuamos articulados para que o vírus não fosse tão devastador na região na Região da Transamazônica e Xingu.  A FVPP apoiou a carta escrita por mais de 62 médicos de Altamira essa acarta alertava os riscos que a região estava passando com o aumento do vírus. Em maio o governador do estado anunciou a construção do Hospital de Campanha na região esse só veio ter efetivade dois meses depois, enquanto isso   muitos xinguanos perderam suas vidas.

Apoiamos a iniciativa da Defensoria Pública e Ministério Público para que o ministério do Desenvolvimento Regional repassasse ao Governo do Pará um valor de seis milhões de reais para contribuir no fortalecimento da saúde regional. Estamos inclusive acompanhando os tramites da execução dos recursos.  25/06/2020 Ao mesmo tempo que lutávamos em defesa do SUS fizemos várias campanhas de solidariedade para ajudar famílias em condições de vulnerabilidades social na cidade de Altamira na primeira campanha virtual arrecadamos 60 mil reais e compramos cestas com produtos da Agricultura Familiar e Ribeirinha da Terra do Meio. Contribuímos com nossa estrutura para que famílias fizessem o cadastro para receber o auxílio emergencial aprovado no Congresso Nacional.