Audiência Pública debate Situação da Moradia e Políticas afins no entorno de Belo Monte

9 de agosto de 2017

A Fundação Viver Produzir e Preservar, em Parceria com o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu – PDRSX – Projeto 105-2014: A VOZ DOS ATINGIDOS DE BELO MONTE: DESAFIOS E DIREITOS, realizou Audiência Pública, com o tema ‘Situação da Moradia e Políticas afins nos Municípios do entorno de Belo Monte’.

 

A audiência aconteceu em 1 de agosto, no Auditório da ACIAPA em Altamira. O encontro visou a contribuição na ampliação do debate e pactuação de ações estratégicas à melhoria da qualidade de vida nos Reassentamentos Urbanos Coletivos e demais bairros dos municípios da região.

Moderado por João Batista Uchoa Pereira – FVPP, o evento teve como abertura a apresentação de um vídeo com os resultados do Projeto 105/2014 FVPP-PDRSX. Confira no link a seguir: https://youtu.be/DD3zPGUMpiY

O Instituto Rede Terra,consultoria contratada para a pesquisa apresentou os Resultados do Diagnóstico sobre Situação da Moradia e Políticas nos RUCs. A Plenária tirou dúvidas e esclarecimentos sobre o diagnóstico.

As mais de 300 pessoas presentes discutiram a Situação da Moradia e Políticas Afins nos municípios do entorno de Belo Monte. O PDRS Xingu abordou os investimentos realizados na Região de Abrangência da UHE de Belo Monte. Entre os presentes, Norte Energia S/A, Governo Federal, Governo Estadual, Governos Municipais, Ibama, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado do Pará, Prefeitura Municipal de Altamira, além da população. Ao final do evento um coquetel foi servido.

“Para nós da FVPP foi um desafio é a primeira vez que fizemos um trabalho com um publico urbano”, contou Antônia Martins, Diretora Executiva FVPP.