FVPP participa da 3° Conferência das Cidades que foi realizada no município de Altamira

28 de março de 2024

No dia 31 de maio e 1°de junho de 2023, a Fundação Viver, Produzir e Preservar participou da 3° Conferência das Cidades que foi realizada no município de Altamira. Um momento significativo para que a sociedade nos seus diversos seguimentos, possa emitir as suas opiniões sobre a cidade que sonha, a cidade que quer, avaliando a cidade que temos e projetando a que queremos.

Pensar na cidade incluindo todas as partes, área urbana, área rural e incluir os distritos mais distantes aos centros das cidades. A prioridade desse evento foi as discussões de grandes temas com: Saneamento básico, Ordenamento fundiário, Questões ambientais, Moradia, o Destino do lixo urbano além, da infraestrutura para o desenvolvimento da nossa cidade. Tal discussão é uma orientação do Ministério das Cidades, vale ressaltar essa discussão sobre a cidades, os planos diretores foram amplamente discutidos de 2003 a 2016, e nos anos seguintes ocorreu uma paralisação das discussões e a extinção do Ministério.

Retomamos agora com a votação da nova estrutura ministerial que inclui a recriação do Ministério das Cidades por onde vai se desenvolver um conjunto de políticas que serão orientadas a partir das conferências em cada município, e serão processadas, analisadas e sistematizadas em forma de políticas públicas para melhorar a vida da sociedade em geral.