Mapeamento das famílias beneficiárias do projeto SAFE no P.A Lajes

3 de outubro de 2024

Entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024, foram realizadas visitas técnicas ao Projeto de Assentamento (PA) Lajes, localizado nos municípios de Altamira e Senador José Porfírio, no Pará. O objetivo foi o mapeamento e diagnóstico das famílias beneficiárias para o projeto “Agricultura Sustentável para Ecossistemas Florestais em Assentamentos Rurais na região Transamazônica e Xingu”, cujo propósito é fortalecer a agricultura familiar por meio da transição para práticas produtivas inclusivas e sustentáveis, com ênfase nas cadeias produtivas do cacau e pecuária. O projeto é apoiado pela Cooperação Alemã no Brasil (GIZ) e executado pela FVPP.

Foto: FVPP (2024)

Como parte da estratégia de engajamento, a equipe técnica da FVPP participou de reuniões promovidas pela associação dos produtores rurais do Travessão da Firma. Durante esses encontros, foi possível apresentar os objetivos do projeto, sanar dúvidas e realizar o cadastro dos agricultores interessados em integrar a iniciativa. O cadastro foi efetivado por meio de questionários estruturados para coleta de dados relacionados a aspectos econômicos, sociais, ambientais, infraestrutura, educação e práticas agrícolas das propriedades.

As visitas de campo e reuniões com os agricultores permitiram a identificação das principais práticas produtivas e dificuldades enfrentadas na cadeia produtiva do cacau. Observou-se que as famílias necessitam de assistência técnica regular e contínua para aprimorar os sistemas de manejo e adoção de práticas agroecológicas sustentáveis.

Os agricultores cadastrados manifestaram interesse em participar do projeto SAFE (Sustainable Agriculture for Forest Ecosystems), comprometendo-se a adotar sistemas de manejo de base ecológica e sustentável na produção de cacau. Como resultado, espera-se um incremento na produtividade das propriedades, associado à redução do desmatamento e melhoria do bem-estar socioeconômico e ambiental das famílias beneficiárias.

Veja também