Mapeamento de cadeias de valor com enfoque em gênero (pecuária e cacau), projeto SAFE.

21 de maio de 2025

Nos meses de abril e maio de 2025, foram realizadas quatro oficinas de mapeamento de cadeias de valor com enfoque em gênero, tendo como base duas cadeias produtivas (cacau e pecuária) trabalhadas pelo projeto SAFE – Agricultura Sustentável para Ecossistemas Florestais em Assentamentos Rurais na Região da Transamazônica e Xingu (GIZ/FVPP).

As oficinas envolveram a escuta ativa de mulheres diretamente inseridas nessas cadeias produtivas em quatro projetos de assentamento: P.A. Assurini; P.A. Lajes, no município de Altamira; P.A. Itatá, no município de Senador José Porfírio e P.A. Bom Jardim, em Pacajá.

Foto: FVPP (2025)

O principal objetivo das oficinas foi compreender como se dá a participação efetiva das mulheres em todas as etapas da cadeia produtiva desde o plantio e colheita, passando pela organização da propriedade, até a comercialização, identificando os momentos em que elas atuam diretamente e se ocupam posições de liderança nos empreendimentos rurais.

Além disso, buscou-se entender o funcionamento geral dessas cadeias para identificar os principais gargalos e os pontos fortes, com foco na atuação feminina. Com base nesse diagnóstico, será elaborado um curso de capacitação voltado para atender às reais necessidades das mulheres participantes, considerando as demandas por elas levantadas durante as oficinas. A previsão é que o curso beneficie entre 50 e 60 mulheres, promovendo uma formação mais qualificada, inclusiva e alinhada à realidade dos assentamentos.

Veja também