Se o futuro é deles… A responsabilidade também é nossa!

Altamira cidade que concentra hoje uma população de mais de 130 mil habitantes. É gente que chega de todas as regiões brasileiras, atraída pela maior hidrelétrica do Brasil e a terceira do mundo. Belo Monte gerou emprego e renda. Mas também trouxe preocupação!
Com o aumento populacional consequentemente os casos de violação dos direitos da criança e do adolescente aumentaram e continuam aumentando! Quem lida diariamente com esse público vulnerável diz que os meninos e meninas de Altamira estão cada vez mais na mira de aliciadores, de criminosos que estupram ou que apresentam à criminalidade. Uma realidade preocupante… Mas que vem sendo discutida por agentes que se preocupam com o infanto-juvenil. Trabalhar com amor à causa é um dom… Sim! Visitar, ter um olhar cuidadoso para cada caso e estudar estratégias para mudar este triste cenário é para quem realmente entende que se não houver o compromisso do Estado, da Escola e da Família… Cada vez mais vamos perder crianças e jovens para o mundo banal.


E é diante desse contexto que a comissão de enfrentamento á violência sexual infantil e outros crimes vem monitorando e buscando soluções!
O lançamento de dois livros e da cartilha… Todos voltados para os direitos infanto-juvenis e violência sexual no contexto das grandes obras traz uma reflexão sobre o aumento alarmante dos casos e também pontua estratégias para mudar a realidade.
São cerca de 500 exemplares que serão distribuídos para a comunidade.

E a Fundação Viver Produzir e Preservar que tem acento no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente parabeniza o professor Assis Oliveira da Universidade Federal do Pará pela luta em favor da valorização do público infanto-juvenil e também todos os coautores que muito contribuíram para que o resultado final fosse promissor!
Esta entidade, que desde sua fundação apoia e def
ende uma sociedade mais justa e menos egoísta que priorize os direitos da criança e adolescente, acredita no futuro e segue a filosofia do grande Pitágoras: ‘’Eduquem as crianças e não será necessário castigar os adultos.’’

 

Raiany Brito // ASCOM FVPP