Seminário Bioeconomia da Sociobiodiversidade da Transamazônica e Xingu: Desafios e oportunidades para o desenvolvimento rural na Amazônia

No dia 31 de março de 2023, ocorreu o Seminário de Bieconomia da Sociobiodiversidade na Transamazônica e Xingu: Desafios e oportunidades para o desenvolvimento rural na Amazônia realizado pela Fundação Viver, produzir e preservar ( FVPP), com parceria  da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA) e apoio Deutsche Gesellschaft für Zusammenarbeit (GIZ) e contou com a presença de diversas organizações e sociedade civil.

Benno Pokorny, representante GIZ.

A primeira mesa de abertura que teve como moderadora  a professora Ana Paula Santos Souza da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA) e composição desta mesa com João Batista Uchôa Coordenador Geral da Fundação Viver, produzir e preservar (FVPP), Dr. Djair Alves Moreira Diretor do Campus da Universidade Federal do Estado do Pará  (UFPA), Benno Pokorny representante da Deutsche Gesellschaft für Zusammenarbeit (GIZ), João de Jesus Sousa  representante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (FETAGRI), Ana Miléo representante do  Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Altamira- Campo e Cidade, Andrielle Leal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA),Camila Miranda da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e Dr. Raimunda Monteiro da Secretária Adjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável  do Ministério das Relações Institucionais (SRI).

O primeiro diálogo do evento teve como tema: Histórico de ações da Sociedade Civil na Promoção da Bioeconomia apresentado por João Batista Uchôa, coordenador geral da Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP). Que destacou sobre a trajetória de ações desenvolvidas pela sociedade civil organizada com foco na valorização das cadeias produtivas da bioeconomia.

Profº Drº Anderson Borges, UFPA-Altamira.

Também ocorreu a apresentação do Diagnostico da Bieconomia da Sociobiodiversidade na Transamazônica e Xingu exposto pelo Dr. Anderson Borges Serra, professor da Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Estado Pará (UFPA), que apresentou os benefícios da bioeconomia da sociobiodiversidade e múltiplos usos desses benefícios. Também destacou a baixa integração dos bioprodutos aos mercados e a pequena quantidade desses produtos incluída na merenda escolar, e deu ênfase à expansão de recursos e o reconhecimento dos trabalhadores e bioempreendedores, que crescem cada vez mais, tanto em quantidade quanto em qualidade.

Clara Baitello, representante da AMORERI

Com o tópico Demandas de Promoção da Bioeconomia a partir dos bioempreendimentos , Clara Baitello  representando a Associação dos Moradores da Reserva Extrativista do Rio Iriri (AMORER), Jedielcio Oliveira representante da Central de Cooperativas de Orgânicos da Transamazônica e Xingu (CEPOTX),  Ademir Venturim representante da Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica ( COOPOTRANS), fizeram uma síntese  sobre as dificuldades e perspectivas para o futuro dos bioempreendimentos da região da Transamazônica e destacou sobre a  importância e a valorização da agricultura familiar para o crescimento socioeconômico das comunidades rurais.

Durante a tarde a primeira mesa sobre Agenda de Infraestrutura e Fomento da Bieconomia da Sociobiodiversidade: Ações dos Governos Estadual e Federal , sendo o moderador João Batista Uchôa Coordenador Geral da Fundação Viver, produzir e preservar (FVPP), e composta  por  Dr. Raimunda Monteiro Secretária Adjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável  do Ministério das Relações Institucionais (SRI), Andrielle Leal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Cássio Pereira da Secretaria de Produção Familiar do Estado e Ubirajara Umbuzeiro Júnior da Secretaria Municipal  da Gestão do Meio Ambiente de Altamira (SEMMA) onde foi discutido sobre as agendas governamentais que visam a promoção da bioeconomia.

Cassio Pereira, Secretaria da Agricultura Familiar (SEAF) do Estado do Pará.

A última mesa teve como tema a Agenda de Crédito, ATER e Pesquisa para a Bioeconomia da Sociobiodiversidade com moderador Dr. Miquéias Calvi professor da Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Pará ( UFPA), com participação de Benno Pokorny representante da Deutsche Gesellschaft für Zusammenarbeit (GIZ), Fernando Marques Gerente do Banco do Estado do Pará (BANPARÁ), Thomas Sotilli Gerente de Projetos de Sustentabilidade -Norte Energia, Bruno Bhaiana Gerente de Gestão e Monitoramento –  Norte Energia, Dra. Maristela Marques professora da Faculdade de Engenharia Agronômica Universidade Federal do Pará (UFPA), Michel Cleyton do Carmo Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Sidevaldo Santana de Jesus Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Edson Luíz Azevedo da Associação Regional das Casas Familiares Rurais ( ARCAFAR) que dialogaram sobre os projetos de pesquisa e ensino que estão sendo desenvolvidas com as comunidades rurais, bem como as agendas de ATER ofertadas e possibilidades de créditos para investimento das propriedades.

Fernando Marques, Gerente do Banpará.

Ana Paula Santos Souza da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA) encerrou a programação com os encaminhamentos para aperfeiçoamento de Políticas Públicas para a Bioeconomia da Sociobiodiversidade.