Nos dias 29 e 30 de agosto de 2025, a Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP) realizou o “Dia de Campo: transferência de tecnologia e inovação na pecuária”. O evento aconteceu na propriedade do Sr. Dorival Campo Verde, na Vila Quatro Bocas, PA Assurini, em Altamira – PA.
O principal objetivo foi disseminar metodologias e práticas de manejo sustentável na pecuária, como parte do Projeto “Agricultura Sustentável para Ecossistemas Florestais em Assentamentos Rurais na Região Transamazônica e Xingu” – SAFE. Este projeto busca fortalecer a agricultura familiar por meio de uma transição produtiva, inclusiva e sustentável, com foco nas cadeias produtivas do cacau e da pecuária.
O evento contou com o apoio do Projeto Pastejo de Ponta, da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pelo Dr. Salim Jacaúna, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) e da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar. A iniciativa é apoiada pela GIZ (Cooperação Alemã no Brasil).

Foto: FVPP (2025)
O Dia de Campo buscou promover a troca de conhecimentos, a capacitação técnica e a disseminação de práticas que conciliam produtividade e conservação ambiental na cadeia pecuária. O evento foi voltado para produtores rurais, técnicos, estudantes e egressos. Abordou temas como manejo nutricional, bem-estar animal, regularização ambiental, recuperação de pastagens e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e sistema de cerca elétrica.

Foto: FVPP (2025)
O evento proporcionou o intercâmbio de conhecimentos, combinando o saber técnico com práticas técnicas especializadas, o que resultou na melhoria dos métodos de manejo e o manejo em confinamento gerando ganhos de produtividade.



