Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no municipio de Vitória do Xingu-Pa

28 de maio de 2024

O município de Vitória do Xingu, respectivamente nas comunidades Kaytucá, Baixada, Ramal 04 Bocas, e Travessão do 23, receberam visitas de Assistência Técnica e Extensão rural (ATER) nos dias 21 a 23 de março de 2024.

Para as plantas em formação e em produção as recomendações foram em torno de limpezas de brotos e roços, sendo orientado que seja feita a poda fitossanitária em plantas de cerca de 9 anos, consistindo na remoção de folhas, galhos, ramos ou partes da planta afetadas por doenças, pragas, fungos ou outros agentes patogênicos.

Ao eliminar essas partes infectadas, a propagação de doenças pode ser controlada e a planta pode direcionar sua energia para o crescimento saudável e a produção de frutos ou flores de melhor qualidade. Além disso, a poda fitossanitária também pode ajudar a melhorar a circulação de ar e a penetração da luz solar nas plantas, o que é importante para reduzir o ambiente favorável ao desenvolvimento de fungos fitopatogênicos.

O roço anual da área também foi recomendado envolvendo a remoção da vegetação rasteira, como gramíneas, arbustos e pequenas plantas, através de corte ou roçagem mecânica. Esta prática é feita com o objetivo de controlar o crescimento excessivo da vegetação, reduzir o acúmulo de material combustível (como capim seco) e prevenir incêndios florestais. Além disso, ajuda a manter clareiras, arejamento, facilitando o manejo e a circulação de pessoas.

Com as visitas realizadas observa-se que as famílias que trabalham com a lavoura do cacaueira com a assistência técnica aos poucos estão conseguindo realizar os tratos culturais fitossanitários nas áreas. Das 38 famílias cadastradas no projeto, nesta rodada de visitas foi possível realizar o acompanhamento em 13 propriedades.

Esta iniciativa é apoiada pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (NORAD/Puzzle).