19 ANOS SEM DEMA

Ademir Federicci, mais conhecido como Dema é mais um mártir da luta pelos povos do campo e da floresta, na região Norte do Brasil. Nasceu dia 31 de março de 1959e recebeu o nome de Ademir, mas tornou-se Dema para os amigos e companheiros de militância.

Ademir chegou a Transamazônica no Km 75 – Medicilândia junto com sua família no ano de 1975. Sempre teve sua trajetória de vida marcada pela atuação em diversos Movimentos e lutas sociais. Em seus anos de luta sempre denunciou a retirada ilegal de madeira em terras indígenas, assentamentos e outros.

Em 25 de Agosto de 2001 quando foi brutalmente assassinado, liderava o grande Movimento em resistência à construção do Complexo Hidrelétrico do Xingu.

Hoje no aniversário de sua morte a Amazônia vive um dos piores momentos com graves violações de direitos patrocinada sobretudo pelo governo central. A invasão das terras Indígenas, as ameaças às Unidades de Conservação, a falta de apoio aos agricultores Familiares. Mesmo diante de tantas ameaças a Fundação Viver Produzir e Preservar reafirma o seu compromisso de continuar na luta na busca de uma sociedade justa e solidária tão bem sonhada pelo com nosso grande líder.

Para os Movimentos Sociais e milhares de outras pessoas essa data jamais será esquecida: o dia 25 de agosto de 2001 quando um tiro atravessou a madrugada de Altamira Pará. Que nenhuma outra bala cale nenhuma liderança.

Que a sua voz firme e sua generosidade continue presente em nossas vidas.

DEMA VIVE!!!!!!!!